Após analises negativas, relatório de balneabilidade considera pontos da Beira-Mar Norte próprios para banho

Locais analisados são em frente à Praça Esteves Junior, ao monumento da Polícia Militar e à rua Altamiro Guimarães.

Três pontos da Beira-mar Norte, em Florianópolis, estão próprios para banho Os três pontos da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, acompanhados pelo Instituto Nacional do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) foram considerados próprios para banho na última análise feita pelo órgão.

A coleta foi feita nesta quarta-feira (22). Os locais analisados são em frente à Praça Esteves Junior, ao monumento da Polícia Militar e à rua Altamiro Guimarães.

Na análise mais recente, os locais apresentaram 41 coli, 75 coli e 146 coli, respectivamente. O relatório do IMA considera um ponto balneável quando, pelo menos, 80% do conjunto de amostras coletadas no mesmo local apresentam até 800 Escherichia coli a cada 100 mililitros de água.

Já para ser considerado próprio para banho, os pontos precisam ter essa avaliação positiva nas últimas cinco semanas anteriores.

Nos últimos quatro relatórios, dois dos três locais avaliados pelo relatório de balneabilidade foram apontados como impróprios para banho, conforme o Mapa de Balneabilidade mantido pelo IMA: em frente ao monumento da Polícia Militar e em frente à rua Altamiro Guimarães.

Os dados referem-se aos relatórios divulgados nos dias 26 de dezembro e 2, 8 e 15 de janeiro.

O único ponto que tem sido considerado próprio para banho também nas três analises anteriores está localizado em frente à praça, segundo o mapa. Sistema de despoluição O sistema que pretende despoluir 3,6 quilômetros da Beira-Mar Norte foi inaugurado no dia 21 de março de 2019, com investimento de R$ 18 milhões.

O trecho vai do Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, próximo à cabeceira da Ponte Hercílio Luz, até a Ponta do Coral. A Unidade de Recuperação Ambiental (URA) foi construída em um dos bolsões da avenida e tem capacidade pra tratar 150 litros de água por segundo.

O tratamento é feito em três etapas. Veja mais notícias do estado no G1 SC
Categoria:Santa Catarina