Moradores registram momento em que cratera volta a se abrir durante chuva em MG

Grande buraco se abriu em Monte Belo há um ano e, desde então, prefeitura tenta resolver problema.

Três imóveis estão interditados por risco de desabamento.

Moradores registram momento que cratera volta a abrir em Monte Belo, MG Moradores de Monte Belo (MG) registraram o momento que uma enorme cratera voltou a se abrir no bairro Vila Rica.

Segundo o setor de obras da prefeitura, pelo menos três imóveis estão interditados com risco de desabar. Durante a chuva no fim da tarde desta quinta-feira (23), a força da água levou parte da terra e do asfalto da Rua Otávio Alves.

Por pouco, duas casas não foram atingidas. Segundo o secretário de Obras, Valdelirio do Carmo da Paixão, os moradores já tinham desocupado os imóveis há mais de um ano por conta do risco.

Isso porque o problema no bairro Vila Rica é antigo. Engenheiros da prefeitura estão no local e acompanham a situação.

O Corpo de Bombeiros também foi chamado. A prefeitura alega que houve rompimento de uma adutora.

O G1 entrou em contato com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para mais detalhes sobre o possível rompimento e aguarda retorno da empresa. Cratera voltou a se abrir em bairro de Monte Belo (MG) Reprodução/EPTV Cratera Há mais de um ano, moradores são retirados da área por risco de desabamento.

Em março de 2019, durante uma forte chuva, duas casas desabaram e outras tiveram a estrutura comprometida.

Na época, o número de interdições chegou a oito imóveis e 40 estavam em monitoramento. Conforme o setor de obras, em 2019, parte das obras paliativas para contenção da cratera foi feita no local.

Foi feito com uma espécie de alambrado para evitar aproximação de moradores. Prefeitura de Monte Belo fez obras paliativas para conter cratera no bairro Vila Rica Reprodução/EPTV Além disso, uma obra fez o alinhamento do esgoto que vazava no local, além de drenagem.

Na época, engenheiros avaliaram que era a melhor solução. Ainda segundo o secretário, por se tratar de uma obra grande, a prefeitura não tem o recurso disponível para resolver o problema.

E também é preciso que o tempo esteja sem chuvas, já que a umidade do local, provocada pela presença de minas de água, atrapalha as obras. Chuva aumentou cratera de bairro de Monte Belo (MG) Erlei Peixoto/EPTV Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Categoria:MG - Sul de Minas